Orientação Online

As orientações psicológicas online poderão ser feitas via e-mail (comunicação assíncrona) ou pelo Skype (comunicação síncrona, com auxílio de câmera e microfone), pela psicóloga Carmelita Rodrigues. Para acessar o perfil da profissional clique no link PERFIL

Orientação online

A psicoterapia online é vedada no Brasil. O que é permitido é “orientação psicológica” online, um serviço regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Resolução 011/2012, que relaciona também outros tipos de serviços psicológicos mediados pela internet. A orientação psicológica é um atendimento de orientação breve, focal, realizada por meio da internet e que só pode ser realizada por um(a) psicólogo(a) devidamente inscrito(a) em um Conselho Regional de Psicologia (CRP) e que tenha obtido o Selo de Credenciamento para atendimento online. Esse serviço é indicado para pessoas que procuram aconselhamento e orientações e que, por diferentes razões, estejam impossibilitadas de recorrer ao atendimento presencial, ou seja, ir a um consultório. Também pode ser realizado em caráter eventual como, por exemplo, no caso de pacientes que precisem viajar e não queiram ficar sem sessão psicoterápica. Cabe ao CFP, por meio dos Conselhos Regionais, a fiscalização dessa modalidade de atendimento psicológico, devendo os profissionais da Psicologia observarem o que está previsto no código de ética profissional dos Psicólogos. Resumidamente, ORIENTAÇÃO ONLINE é um atendimento pontual, com foco de trabalho determinado, informativo e em observância às regras do Código de Ética do psicólogo. Conforme regulamentado pela Resolução 011/2012, deve limitar-se ao máximo de vinte atendimentos virtuais. Os atendimentos podem ser realizados por meio de softwares de imagem e áudio em que terapeuta e paciente estejam simultaneamente conectados e conversando em tempo real (atendimentos síncronos), ou por troca de e-mails e mensagens sem conexão simultânea (atendimentos assíncronos).

A responsável por este site, a psicóloga Carmelita Rodrigues, atende adultos e adolescentes (de 13 a 18 anos), neste último caso com o consentimento por escrito dos pais ou responsáveis. A proposta de atendimento deste site é de realizar apenas orientações psicológicas, NÃO incluindo serviços de Testes Psicológicos, processos de Seleção de Pessoal nem Supervisão.

Alerta! Atendimentos mediados pela internet exigem cuidados específicos quanto à segurança da confidencialidade, devendo as duas partes, psicólogos e pacientes/clientes, assumirem a responsabilidade de adotarem medidas necessárias para aumentar a segurança. Esses cuidados estão relacionados na página CUIDADOS COM A CONFIDENCIALIDADE deste site.

Este site faz uso do programa Skype, levando em conta que os responsáveis por ele investem milhões de dólares em segurança, o que não dispensa a adoção dos cuidados acima mencionados. Apesar dos investimentos em segurança nas comunicações online e da adoção de medidas preventivas, os riscos existem, sendo eles maiores quando envolver pessoas de projeção pública. Neste caso, desaconselha-se a realização de atendimento via internet.

O Conselho Federal de Psicologia recomenda os seguintes links de acesso:

Resolução 011/2012;

CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICÓLOGO.


'